O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), por meio da Seção de Acompanhamento Psicossocial, promoveu, nesta sexta-feira (13/05), uma roda de conversa para troca de experiências entre profissionais de Serviço Social. O encontro teve as presenças de assistentes sociais do IPMB, do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (IASB), da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da Promotoria de Justiça do Distrito de Icoaraci, em Belém, em alusão ao Dia do Assistente Social comemorado em 15 de maio.
A presidente do IPMB, Edna D’Araújo, esteve presente na abertura da programação em que destacou o papel fundamental das profissionais e as parabenizou pelo trabalho com afinco de solicialização da previdência e busca de políticas sociais voltadas aos segurados e seguradas do IPMB. Além da troca de experiências sobre a atuação do profissional em cada uma das instituições públicas representadas na roda de conversa, a iniciativa objetivou conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido, em especial, pelo Ministério Público, de onde são encaminhadas muitas demandas específicas atendidas nas entidades municipais. “Com isso, pretendemos qualificar os encaminhamentos dos casos que forem atendidos entre as instituições”, explica a assistente social Debora Ribeiro, do IPMB.
Ao parabenizar o IPMB pela iniciativa, a assistente social Jandira Miranda da Silva, que atua na Promotoria de Justiça de Icoaraci e na Secretaria de Saúde Pública do Governo do Pará (Sespa), destacou que a atenção em prol das pessoas, em especial, aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade, está entre os maiores desafios atuais da atuação do profissional. “Esses diálogos intersetoriais são importantes para que a gente possa ter um conhecimento maior dos papeis institucionais, das possibilidades de acesso aos direitos das pessoas em cada instituição, além de discutir esses fluxos de encaminhamentos para que a gente evite equívocos e assim possamos fortalecer a compreensão do Serviço Social para solucionar os principais entraves nas redes de serviços das instituições”, enfatiza.