O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém promoveu, nesta terça-feira, 26, mais uma ação do Projeto Sala de Espera, que objetiva recepcionar os aposentados e pensionistas da Previdência Municipal, na sede da autarquia, para tirar dúvidas sobre benefícios previdenciários e orientar a respeito de serviços. Entre as orientações, as assistentes sociais Andréa Nascimento e Brena Silva, da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto, informaram sobre o funcionamento do aplicativo de celular Meu RPPS utilizado na realização à distância do procedimento de Prova de Vida, de modo a facilitar o procedimento aos segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Acolhimento e orientações
Outras orientações repassadas foram sobre como solicitar aposentadoria e pensão por morte, dependentes, simulação de aposentadoria, averbação de tempo de contribuição, emissão de certidão negativa e de certidão de tempo de contribuição, atualização de dados cadastrais, entre outros serviços. Os segurados receberam materiais informativos e contaram com um café da manhã servido na Seção de Atendimento Previdenciário.
A aposentada Jucirema Conceição dos Santos, 76 anos, elogiou o projeto do IPMB. “É a primeira vez que recebo essas orientações. Muito válida a iniciativa, pois o aposentado não precisa apenas de atendimento físico, mas também de carinho das pessoas para atendê-lo e isso eu comprovei hoje nesse atendimento”, declarou. Iniciado em dezembro de 2021, o Projeto Sala de Espera tem promovido ações sempre com temas diversos voltados aos aposentados e pensionistas nas dependências do IPMB.