IPMB homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher

IPMB homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) rendeu homenagens às mulheres, nesta segunda-feira (08/03), na sede da autarquia, em Belém. Foi um momento de congraçamento entre as servidoras públicas para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, as servidoras receberam brindes e um cartão com mensagem especial da presidente do IPMB, Edna D’Araújo. Organizada pela equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto, a homenagem às mulheres contou ainda com a distribuição de um folder com informações de suma importância para as mulheres.

O material informativo conta com um resumo da história do Dia da Mulher e orientações sobre os tipos de violência contra a mulher, além de informar sobre onde fazer denúncias e buscar ajuda. “A ideia de preparar o folder foi trazer um viés político e social em alusão ao Dia Internacional da Mulher pelas lutas e conquistas dos Direitos das mulheres contra a discriminação e violência, ao longo da História. Que esta data seja sinônimo de luta pelo respeito e dignidade dos direitos sociais”, afirmou a assistente social Gisele Batalha.

Primeira mulher servidora pública municipal efetiva a ocupar a presidência do Instituto, Edna D’Araújo deixou sua mensagem no Dia Internacional da Mulher, para que as mulheres continuem a busca pela igualdade de direitos, seja civis, trabalhistas ou políticos. “Que o dia 8 de março seja, acima de tudo, uma data política, que nos fortaleça nas lutas cotidianas que temos de travar, seja nas nossas múltiplas jornadas de trabalho, seja na nossa própria condição de gênero”, destaca. Ela afirma ter orgulho de ser operária na reconstrução de Belém e de trabalhar ao lado de mulheres, as quais têm dado o melhor de si, pela gestão da autarquia.

Segundo dados da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) do IPMB, atualmente, mais de 50% do total do efetivo de servidores públicos do Instituto são mulheres. Na atual diretoria, o IPMB conta com a maioria dos cargos de chefia, direção e coordenação liderados por mulheres. É o caso das diretorias operacionais do Instituto – o Departamento de Administração e Finanças (DAFI) e o Departamento de Previdência (DPREV) – dirigidos pelas servidoras públicas Sulamita Rodrigues e Rosa Cláudia Pereira, respectivamente.

VALORIZAÇÃO A servidora do IPMB, Nalidia de Nazaré do Socorro Brabo Prado, de 57 anos, atua como auxiliar de Administração. Para ela, ser mulher é maravilhoso pelo fato de a mulher ser sensível, ser mãe e fazer tantas coisas ao mesmo tempo, como ser provedora do lar. Com 34 anos de tempo de serviço, ela afirma que vive o melhor momento de seu lado profissional. “Sou respeitada e valorizada. Quando você vê o seu trabalho ficar pronto, sente-se gratificada por tudo o que você realizou. É bom demais”, comenta.

A agente de Serviços Gerais, Mariza Ligia da Silva Rodrigues, 44 anos, conta que se sente muito feliz em ser mulher em meio ao Serviço Público. “Ao longo dos anos, nós (mulheres) conquistamos muitos direitos”, destaca ela, que foi uma das primeiras mulheres a trabalhar na função de agente de endemias no Pará, na época da extinta SUCAM (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública). Naquele tempo, lembra ela, apenas homens exerciam esse cargo. “Foi meu primeiro emprego. As atividades de combate às endemias contavam, inclusive, com a atuação de forças do Estado, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, e das Forças Armadas”, destaca Mariza, que tem 18 anos de tempo de serviço público. “Sou muito grata a Deus, porque sou uma mulher vencedora, pois conquistei muitas coisas por meio de meu esforço e de meu trabalho”, festeja.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: