A partir do próximo mês de abril, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) deverá contar com uma nova ferramenta digital destinada à geração de informações tributárias e previdenciárias e transmissão das mesmas ao portal eSocial do Governo Federal. Trata-se do Agenda Social, um módulo que será acessado por meio do Sisprev WEB, sistema de gestão do Regime Próprio de Previdência Social voltado ao cadastro de informações previdenciárias dos segurados da autarquia municipal. A nova ferramenta será acessada por servidores públicos do Instituto responsáveis em inserir os dados obrigatórios.
O início da fase de implantação da tecnologia na entidade previdenciária ocorreu na sexta-feira, dia 18, com o treinamento das servidoras do IPMB, Daniela Pantoja, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP); Clenice Soares, do Departamento de Previdência (DPrev), e Sulamita Rodrigues, diretora do Departamento de Administração e Finanças (DAFI). As informações sobre o novo sistema foram apresentadas pela colaboradora Maria Lucelina Câmara, consultora contábil da Agenda Assessoria, empresa de tecnologia do segmento previdenciário prestadora de serviços ao Instituto, e acompanhadas também pelo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da entidade previdenciária (NUTI), Dhony Vale.
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é uma plataforma (portal de internet) destinada aos empregadores para envio ao Governo, de forma unificada, de informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.