Segurados do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém tiveram uma manhã diferente, nesta terça-feira (15/03), enquanto aguardavam por atendimento na entidade previdenciária. Eles foram recepcionados pela equipe de assistentes sociais da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB, em mais uma ação do Projeto Sala de Espera, que objetiva levar informações sobre os serviços prestados pelo instituto e repassar orientações sobre direitos previdenciários e sociais dos segurados. Desta vez, a programação teve como temas a violência financeira e as fraudes cometidas contra pessoas idosas.
As orientações foram repassadas pelas assistentes sociais Andréa Nascimento e Heloísa Pinto. Mais propensos a cair em golpes e fraudes, os idosos receberam orientações diversas, como não compartilhar senhas de contas bancárias nem clicar em links suspeitos enviados por e-mail, via aplicativos de celular ou de mensagens de texto tipo SMS. “Os segurados puderam ser esclarecidos sobre os temas e tiraram dúvidas a respeito. Na ocasião, receberam materiais informativos”, explica a assistente social Gisele Batalha, chefe da Seção. Um café da manhã foi servido durante o evento.
Iniciado em dezembro passado, o Projeto tem promovido ações sempre com temas diversos voltados aos aposentados e pensionistas nas dependências do IPMB. A violência financeira é um dos problemas que mais atingem as pessoas idosas no Brasil. Esse tipo de violação de direitos é prevista no Estatuto do Idoso, em seu artigo 102, que prevê como crime a conduta de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de idosos. A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão e multa. A presidente do IPMB, Edna D’Araújo, parabenizou a equipe de assistentes sociais pela escolha do tema. Os segurados agradeceram pelas orientações e parabenizaram a equipe de assistentes sociais pela iniciativa.