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Novas tecnologias agilizam a prestação de serviços aos segurados de Belém

Novas tecnologias estão fase de desenvolvimento ou já foram implantadas, visando modernizar os serviços prestados pela autarquia municipal, responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), sistema de previdência social garantidor da concessão dos benefícios previdenciários de aposentadoria aos servidores públicos municipais e de pensão por morte aos seus dependentes. Além do aplicativo Meu RPPS (prova de vida digital), do Sistema de Gestão de Perícia Médica e da Assinatura Digital, já está em funcionamento no Instituto a Pensão Digital, que permite tramitar processos de pensão por morte de forma online, em um sistema informatizado. Atualmente, estão em fase de testes no IPMB o Sistema Digital de Controle de Arrecadação, Sistema Digital de Folha de Pagamento, Sistema de Digitalização de Processos, Módulo Scan, Portal do Cliente, Sistema de Gestão de Almoxarifado (Hermes), Sistema de Suporte de Tecnologia (Hefesto) e o Aplicativo Gestor.

“Este aplicativo de celular (Meu RPPS) foi importante para mim, porque me ajudou a agilizar o acesso à prova de vida, fundamental para recebermos a nossa aposentadoria”. É desta forma que a aposentada Rosa Viana, de 57 anos, define a importância da nova ferramenta tecnológica instituída pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). Ela é aposentada da administração pública municipal de Belém, onde exerceu a profissão de assistente social, e conta que utilizou pela primeira vez a tecnologia, em 2021, para fazer a prova de vida virtualmente, sem precisar comparecer à autarquia municipal. Em 34 anos de serviço público, Rosa relata ter presenciado a dificuldade que muitas pessoas – principalmente os aposentados idosos, com menos acesso à tecnologia, alguns com dificuldade de locomoção e outros sem apoio familiar – tinham para fazer o procedimento. 

A prova de vida deve ser realizada uma vez por ano, no mês de aniversário do segurado, e é obrigatória para que ele prove que está vivo e, assim, continue a receber os benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte. “Muitas vezes, passava o prazo e muitos aposentados não conseguiam comparecer ao IPMB. No mês seguinte, acabavam se deparando com a suspensão dos pagamentos. Por isso, esse novo serviço (aplicativo) veio atender as necessidades essenciais nas vidas dos aposentados e pensionistas”, comenta a aposentada. Assim como Rosa, outros aposentados e também pensionistas da administração pública de Belém foram beneficiados com a ferramenta tecnológica disponibilizada pelo Instituto.

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