Uma nova ferramenta digital foi desenvolvida para melhorar os serviços prestados pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). Trata-se do Módulo de Arrecadação. A tecnologia possibilita o gerenciamento efetivo de qualquer receita da autarquia municipal e o controle de arrecadação, gerando notificações e documentos. O módulo é acessado via Sisprev WEB (Sistema de Gestão de Regime Próprio de Previdência Social), banco de dados para cadastro de informações previdenciárias dos segurados. Nesta sexta-feira (25/02), os servidores públicos Romulo Barros e Lívia Campos, lotados na Seção de Arrecadação da Coordenadoria Financeira e Contábil do IPMB, tiveram treinamento sobre o funcionamento da nova tecnologia.
As orientações foram prestadas pelo consultor técnico Braini Dariberg, da Agenda Assessoria, empresa prestadora de serviços ao IPMB e responsável por desenvolver a ferramenta. “Por meio da ferramenta, é possível gerir os valores da arrecadação proveniente da contribuição previdenciária direta na folha de pagamento dos servidores efetivos, por exemplo”, explica o consultor.
O Módulo de Arrecadação possibilita também registrar relatórios para gestão de arrecadação e gerar extratos de contribuições dos servidores municipais efetivos, entre outras funções a respeito de recursos oriundos dos Fundos Previdenciário e Financeiro e da Arrecadação Facultativa proveniente de servidores efetivos afastados das atividades ou cedidos a outro órgão públicos. Todos os documentos gerados por meio da nova ferramenta serão assinados eletronicamente. No próximo mês, outros servidores do Instituto passarão por treinamentos para utilização da tecnologia.