O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) já dispõe de um validador online de documentos assinados de modo digital. A nova função está disponível abaixo do banner do aplicativo Meu RPPS, no site do Instituto, em “Sisprev – Validação de Documentos”. Após dar um clique nesse item, a página vai direcionar para o validador online. Nesse local, há um campo para digitar o número do documento. Em seguida, é só clicar em consultar para atestar a autenticidade.
Dessa forma, documentos expedidos pelo órgão previdenciário com assinatura digital poderão ser validados por qualquer pessoa interessada. “Esse é o nosso primeiro projeto de 2022 entregue para uso tanto dos servidores públicos ativos quanto dos inativos, aposentados e pensionistas”, destaca Dhony Vale, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTI/IPMB).
Desde 11 de novembro do ano passado, os processos em tramitação no IPMB já podem ser assinados digitalmente. Os documentos passam a ter um código digital e um QR Code para validação das assinaturas. Os servidores públicos lotados no Departamento de Previdência do IPMB estão sendo treinados para uso das novas rotinas instituídas no Sisprev WEB, que é o Sistema de Gestão de Regime Próprio de Previdência Social, usado no cadastro de informações previdenciárias dos segurados.
O validador online representa mais um passo do Projeto Papel Zero que objetiva encerrar a tramitação de processos físicos (papel) no órgão. A meta é que, ao longo da atual gestão, o Instituto entre no caminho da modernidade e passe a contar com serviços totalmente digitais realizados por meio de ferramentas tecnológicas, como sistemas acessados via Internet e aplicativos de celular.
Dessa forma, salienta Dhony Vale, será possível dinamizar o fluxo dos procedimentos de concessão dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte e, assim, reduzir o tempo de tramitação dos processos, evitando o acúmulo de processos físicos nos setores do Instituto. Entre as novas ferramentas digitais, que estão sendo implantadas no órgão, estão o Sistema de Gestão de Perícia Médica; o Sistema de Digitalização de Processos; o Sistema de Assinatura Digital; o Processo de Pensão Digital (PPD); o Aplicativo Gestor, entre outros.