Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Servidores do IPMB participam de cerimônia de entrega de títulos de propriedades

A Prefeitura Municipal de Belém, em cooperação com o Governo do Estado do Pará, entregou, nesta quarta-feira (22/12), 300 títulos de registros definitivos de propriedades do Programa Municipal de Regularização Fundiária “Terra da Gente” executado pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). Foram beneficiados moradores de baixa renda do conjunto Carmelândia, do bairro do Jurunas e área central do distrito de Icoaraci, em Belém. A cerimônia ocorreu na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), na Avenida Augusto Montenegro, no Castanheira e que contou com presença do prefeito de Belém, Edmílson Rodrigues, e autoridades municipais e estaduais, além de lideranças comunitárias das áreas beneficiadas. 

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) esteve representado no evento por sua presidente, Edna D’Araújo; pela coordenadora da gestão de pessoas, Ligia Fé; pelo diretor do Núcleo de Assessoria Técnica (NATE), Wladinaldo Cardoso; pelo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTI), Dhony Vale; pelo coordenador da Unidade de Supervisão de Controle Interno (USCI), Andrei Matos; pelo coordenador de Materiais e Patrimônio, Arnoud Lima, e pela consultora Patrícia Libonati, da Procuradoria Jurídica. 

O Programa Municipal de Regularização Fundiária conseguiu, em pouco mais de dez meses, a implementação e a garantia da entrega de 4.428 certidões que garantem a propriedade de lotes de moradia a famílias de baixa renda de Belém. “Estamos realizando o maior e mais completo programa de regularização fundiária urbana da Região Norte, garantindo em 2021, de forma gratuita, o sonho da propriedade para mais de 4.400 famílias carentes. É um trabalho importantíssimo para o enfrentamento da ilegalidade fundiária, ao mesmo tempo em que se abrem novas e reais perspectivas de garantia do direito social à moradia e inúmeras possibilidades de se empreender. Um lote legalizado chega a ser valorizado em pelo menos 30%, pode ser hipotecado para empréstimos e montar um pequeno ou médio estabelecimento comercial, prestar serviços e gerar renda e emprego”, informa o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa.

A regularização fundiária em terras urbanas é uma das prioridades do governo municipal de Belém que tem como objetivo, até o final da gestão de quatro anos, assegurar que, pelo menos, 20 mil famílias sejam beneficiadas. Em termos comparativos, só em 2021, o Programa Municipal de Regularização Fundiária Terra da Gente vai entregar mais certidões (que garantem a propriedade de lotes para fins de moradia) que as duas últimas gestões municipais. Elas concederam apenas 3.820 certidões. Muitas delas apenas permissões por tempo determinado, em 16 anos de governos.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: