Começou nesta sexta-feira, dia 1º/11, o prazo para realização da Prova de Vida dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belém e Câmara Municipal, nascidos no mês de novembro. O período obrigatório para efetivar o procedimento vai até 30 de dezembro. Quem perder os 60 dias do prazo só poderá fazer a Prova de Vida de modo presencial, na sede da BELÉMPREV, para regularizar a pendência, evitando assim o bloqueio e até a suspensão do pagamento dos benefícios previdenciários.
A BELÉMPREV reforça aos segurados previdenciários que a Prova de Vida pode ser realizada de modo on-line (à distância) por meio do aplicativo Meu RPPS. “Mesmo que o segurado mude de idade nos últimos dias do mês já pode fazer o procedimento desde o primeiro dia via aplicativo ou presencialmente”, explica o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da BELÉMPREV, Dhony Vale. Para fazer a Prova de Vida no app basta instalar o Meu RPPS em seu aparelho smartphone, de forma gratuita.
O aplicativo está disponível nas lojas virtuais de aplicativos existentes em telefones dos sistemas Android (Play Store) e iOS (App Store). Quem preferir pode fazer o procedimento de modo presencial pode comparecer, na sede da Autarquia Previdenciária, de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 14 horas. Procurar a sala da Seção de Atendimento Previdenciário, com documento de identidade com foto atual, CPF e um comprovante de endereço.
Os aposentados e pensionistas que nasceram em outubro e que ainda não realizaram a Prova de Vida devem fazer o procedimento até o dia 30 deste mês de novembro, tanto via aplicativo ou de modo presencial. A Prova de Vida tem por finalidade garantir a manutenção do pagamento das aposentadorias e das pensões por morte concedidas pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Belém e evitar fraudes.