Previdência Municipal homenageia novos aposentados no mês de junho

Cerca de 30 novos aposentados foram recepcionados e homenageados em reconhecimento pelos serviços prestados ao município de Belém, nesta quarta-feira, 26, em evento do Projeto O Futuro Chegou, realizado no auditório da BELÉMPREV. Na ocasião, eles receberam informações e orientações sobre serviços prestados pela autarquia previdenciária; pagamento dos benefícios de aposentadoria; direitos e deveres; sobre projetos oferecidos aos segurados previdenciários, entre outros assuntos. Os ex-servidores, que tiveram as aposentadorias concedidas em junho, receberam as portarias de aposentadoria e certificados de agradecimento. O Projeto visa contribuir com a adaptação dos recém-aposentados à nova etapa de vida e integrá-los à sua nova casa institucional, a BELÉMPREV.

Após as boas-vindas da servidora Clenice Soares, coordenadora do projeto, a presidenta da autarquia, Edna D’Araújo, apresentou aos novos aposentados os números atualizados das finanças do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Belém, como despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas; valores das receitas para garantia do pagamento dos benefícios previdenciários; valores do aporte financeiro repassado à autarquia pelo ente municipal (Prefeitura), recursos provenientes de compensação previdenciária, entre outros dados.

A presidenta prestou ainda orientações sobre o aplicativo Meu RPPS, ferramenta tecnológica da Previdência Municipal de Belém, pela qual os novos segurados poderão realizar a Prova de Vida à distância; consultar o Comprovante de Rendimentos (Cédula C) e o contracheque; agendar perícia médica; acompanhar processos que estejam em tramitação na autarquia, entre outros serviços digitais. “As portas da BELÉMPREV assim como a do gabinete da presidência estão abertas para vocês. Fizemos reforma no nosso prédio que está bonito e tem uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção, o que não havia antes. Sejam bem-vindos e aproveitem que o melhor da vida chegou”, destacou Edna D’Araújo.

O evento contou ainda com as orientações do servidor Diogo Costa sobre pagamentos e outros serviços previdenciários, e da assistente social Heloisa Pinto que falou sobre outro projeto da BELÉMPREV – Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria – que desenvolve ações educativas, como oficinas, palestras e atividades culturais, voltadas à qualidade de vida e à criação de novos projetos aos aposentados.

O projeto O Futuro Chegou recebeu elogios dos recém-aposentados. “Desde que entrei aqui na BELÉMPREV fui muito bem tratada. Esse momento é um reconhecimento para nós aposentados”, destacou a professora aposentada Ana Kely da Silva. “É uma iniciativa muito importante, porque a gente recebe orientações sobre tudo o que precisamos saber para atender nossas necessidades enquanto aposentados e esclarecer dúvidas que possamos ter de agora em diante. Assim, a gente se sente bem acolhida e respeitada”, ressaltou Simone Lobo Pereira. “Essa recepção aqui é uma coisa maravilhosa. A gente se sente muito valorizada”, celebrou Ana Vasconcelos.