Nesta terça-feira, 21/05, a BELÉMPREV realizou ação educativa de conscientização sobre o tema “Combate à Discriminação Racial”. A atividade faz parte do projeto Sala de Espera que visa acolher e prestar orientações aos segurados previdenciários e ao público em geral atendido na autarquia. Na ocasião, a assistente social Débora Ribeiro abordou o assunto, com esclarecimento de dúvidas a respeito do ato de discriminar alguém por causa da cor da pele, origem étnica ou outra condição que apresente diferença. Ela falou sobre o atendimento do Serviço Social, sobre direitos e deveres, e como identificar práticas racistas. A programação ocorreu na área de espera da instituição previdenciária.
Para Débora Ribeiro, da Seção de Acompanhamento Psicossocial da BELÉMPREV, é fundamental que todos possam disseminar a outras pessoas as orientações dadas na ação educativa. “Fortalecer (essa discussão) é também um ato de responsabilidade nossa no repasse dessas informações”, destaca. Para o pedagogo Antonio Carlos de Barros Junior, 43 anos, deficiente visual desde o nascimento, aguardava atendimento na autarquia, quando assistiu à exposição sobre o tema.
Ao elogiar o projeto, ele destacou que a realização desse tipo de debate é muito importante. “Que as instituições públicas possam contribuir ainda mais para a melhoria dessa realidade de exclusão que temos na sociedade. De parabéns pela iniciativa”, enfatizou. Maio é o período dedicado à discussão do tema, por conta do dia 13 de maio, que passou a ser denominado, pelo movimento social negro contemporâneo, como o Dia Nacional de Denúncia e Luta contra o Racismo. A data destaca que a Abolição da Escravatura, como um processo inconcluso, não garantiu condições mínimas de igualdade à população negra.