IPMB recebe certificação nacional pela modernização dos serviços prestados

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) atingiu um marco histórico na gestão previdenciária da capital paraense. A instituição alcançou o Certificado de Nível II do Pró-Gestão RPPS – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A certificação do Ministério da Previdência reconhece as boas práticas de gestão implantadas, visando a excelência na qualidade dos serviços prestados aos segurados previdenciários.

A conquista foi comunicada pela presidenta do IPMB, Edna D’Araújo, aos servidores do Instituto, nesta segunda-feira, 08. “O reconhecimento é resultado do empenho pessoal do nosso prefeito Edmilson Rodrigues e, em especial, de todos nós, servidores do Instituto, pela dedicação no trabalho do dia a dia”, celebra Edna. A certificação Nível II do Pró-Gestão atesta que a autarquia previdenciária atingiu a qualidade e a modernização dos serviços, dos processos produtivos, atendimento, gestão dos recursos, dentre outras ações inseridas nas áreas de Governança Corporativa, Controles Internos e Educação Previdenciária. O Certificado de Nível II tem validade até março de 2027. Nos próximos três anos, o Instituto almeja alcançar o Nível III do Programa, que tem o Nível IV como grau máximo da certificação.

CERTIFICAÇÃO

A certificação ocorreu após a auditoria realizada, em dezembro do ano passado, por entidade certificadora credenciada pelo Ministério da Previdência. A avaliação confirmou que o IPMB cumpriu os requisitos obrigatórios para alcançar a Certificação. Entre eles, foram analisados os processos de concessão e revisão de aposentadorias e pensões; a gestão da folha de pagamento dos benefícios previdenciários; os processos de elaboração e aprovação da política de investimentos e de credenciamento das instituições financeiras; o mapeamento das atividades das áreas de atuação do RPPS, entre outras exigências, em um total de 24 áreas avaliadas.

Todo o trabalho de modernização da gestão previdenciária é resultado das inovações implementadas no Instituto, nos últimos três anos, que levaram a avanços significativos, como o desenvolvimento de novos serviços totalmente digitais, como o Processo de Aposentadoria Digital, o Portal de Perícia Médica e a Pensão Digital; a implantação de ferramentas tecnológicas, como o Aplicativo Meu RPPS, e a elaboração de programas voltados à educação previdenciária dos segurados da Previdência Municipal, como os projetos “A Previdência É Nossa”, “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, “Sala de Espera” e “O Futuro Chegou”.