Projeto do IPMB destaca avanços na gestão previdenciária

“O IPMB como nunca você viu”. Esse foi o tema da programação do Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, realizada nesta quarta-feira (27), pela Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). Aposentados (as) e pensionistas da Previdência Municipal de Belém assistiram à palestra da advogada Edna D’Araújo, presidenta do Instituto, que apresentou a autarquia municipal aos segurados e seguradas previdenciários. Realizado no Auditório Dr. Germano da Silveira Ramos, o evento faz parte das atividades do projeto previstas para o ano de 2024. O objetivo é contribuir com a busca de novos projetos de vida após a aposentadoria, por meio de ações educativas, como palestras, oficinas e eventos culturais, voltadas à qualidade de vida dos (as) segurados (as) da Previdência Municipal.

Na ocasião, Edna D’Araújo falou dos desafios enfrentados, desde 2021, para realizar, de forma plena, a gestão do Instituto, entidade responsável em gerir a concessão dos benefícios de aposentadoria e pensão por morte, concedidos pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Belém. “Não havia Conselho Previdenciário, nem Diretoria Executiva (Direx), nem Conselho Fiscal. Havia o Comitê de Investimentos que não funcionava como deveria. Atualmente, todos os órgãos deliberativos do Instituto estão em pleno funcionamento”, explica Edna D’Araújo. Em seguida, a gestora apresentou um histórico sobre a Previdência Municipal de Belém, desde a década de 1960, com a criação do Montepio dos Servidores Municipais de Belém e as mudanças ao longo dos anos, até a extinção do antigo IPAMB, em 2017, e o surgimento do atual IPMB.

Edna D’Araújo falou ainda sobre segregação de massas (separação da contribuição dos segurados em dois planos, o Financeiro e o Previdenciário) e mostrou a eles números atualizados das finanças do RPPS. Dados como despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas; valores das receitas para garantia do pagamento dos benefícios previdenciários aos aposentados e pensionistas; aporte financeiro repassado pelo ente municipal (Prefeitura), entre outros. Os segurados esclareceram dúvidas sobre o tema. Foi o caso da aposentada Sonia Maria Rodrigues, 58 anos, que acompanha o projeto desde agosto do ano passado. “Todas as palestras são ótimas. Tive oportunidade agora de ficar mais informada sobre Aposentadoria”, comenta. O Projeto é coordenado pela equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial (SPS) do IPMB.

INSCRIÇÕES – Segundo a assistente social Heloisa Pinto, coordenadora do projeto, o próximo encontro será realizado na última quinta-feira de abril (dia 25) e terá como tema a Saúde Mental da Pessoa Idosa. As inscrições para novos participantes do projeto estão abertas. “Podem se inscrever aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belém e Câmara Municipal, por envio de mensagem pelo número de Whatsapp (91) 98415-7020, ou, se preferir, de modo presencial, na sala da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas”, detalha.