Aplicativo Meu RPPS é tema de projeto da Previdência Municipal

O aplicativo Meu RPPS, ferramenta tecnológica utilizada para acesso aos serviços digitais da Previdência Municipal de Belém, foi tema de oficina, realizada nesta quinta-feira (29), pela Prefeitura, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). Destinado ao público formado por pessoas idosas, em especial, aos aposentados e pensionistas municipais, o evento marcou o início das atividades do Projeto Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria, no ano de 2024. O objetivo é contribuir com a busca de novos projetos de vida após a aposentadoria. A programação ocorreu no auditório “Dr. Germano da Silveira Ramos”, no subsolo do Instituto, no bairro do Marco.

Com o tema “Microinformática Básica e Aplicativo Meu RPPS”, a oficina contou com palestra do diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação do IPMB, Dhony Fonseca Vale. Profissional de Tecnologia da Informação, Vale é pós-graduado em Segurança Computacional; graduado em Sistemas de Informação e Redes de Computadores, e atualmente cursa graduação em Administração Pública. Na ocasião, os segurados da Previdência Municipal tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história dos computadores, macro e microcomputadores, sistemas operacionais, componentes eletrônicos, armazenamento, entre outros temas referentes à microinformática básica, além de orientações sobre como instalar e se cadastrar para uso do aplicativo Meu RPPS.

Na ocasião, Dhony Vale apresentou um vídeo sobre a ferramenta e detalhou cada um dos 16 serviços disponíveis aos segurados no aplicativo, entre os quais, a prova de vida digital, o agendamento de Perícia Médica, a simulação de aposentadoria, a consulta de processos em andamento no Instituto, entre outros serviços, que possibilitam acesso aos serviços do Instituto à distância com comodidade e segurança. “Abordar de uma forma mais clara aos segurados, não só sobre a inclusão digital, mas também sobre a informática como um todo, foi fantástico. Foi um momento de aprendizado não só para eles, como para mim também, por ter contribuído de alguma forma para levar conhecimentos aos segurados previdenciários que participam do projeto”, ressaltou.

SEGURADA ELOGIA PROJETO

Recém-aposentada, a professora Wanderly Cristo participa pela primeira vez do projeto. Ela conta que soube da programação no momento em que foi chamada ao IPMB para assinar a portaria de aposentadoria. “A servidora que me atendeu no Instituto me falou sobre o projeto e perguntou se eu gostaria de participar. Por ser uma pessoa participativa, achei interessante (a iniciativa) e resolvi fazer a inscrição”, explica. Para ela, é sempre muito bom estar informada e atualizada sobre temas importantes. A programação contou ainda com apresentação do artista Bené da Gaita que entoou músicas populares a som de gaita.

INSCRIÇÕES

A assistente social do Instituto, Heloisa Pinto, responsável pela coordenação do projeto, explica que as atividades contarão com realização de oficinas e palestras ao longo do ano. “Começamos o ano com uma palestra que, com certeza, contribuiu em muito para o conhecimento deles. Esperamos que, em nossos encontros, que serão realizados na última quinta-feira de cada mês, no Instituto, possamos ter temas mais interessantes para contribuir na vida prática dos aposentados e pensionistas municipais de Belém”, destaca. O projeto é uma iniciativa da atual gestão do Instituto de Previdência.

Para participar, as inscrições continuam abertas e podem ser realizadas por meio de mensagem ao Whatsapp (91) 98415-7020, ou, se preferir, de modo presencial, na sala da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas. Podem participar aposentados (as) e pensionistas da Prefeitura e Câmara Municipal de Belém.

PROGRAMAÇÃO

O Projeto Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria faz parte das atividades instituídas pela gestão da autarquia previdenciária, para desenvolver ações educativas, para contribuir com a qualidade de vida dos (as) segurados (as) da Previdência Municipal. Entre os temas que serão abordados em 2024 estão Pessoa Idosa e Saúde Mental; Nutrição na Terceira Idade; Redes Sociais; Educação Financeira e Superendividamento e Importância da Saúde Bucal.