A Participação da Pessoa Idosa na Sociedade foi o tema da programação do Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, realizada nesta quinta-feira (30), pela Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). Aposentados (as) e pensionistas da Previdência Municipal de Belém assistiram à palestra do professor doutor Luciano Silva Gomes, coordenador do Programa UNITERCI (Universidade da Terceira Idade), da Universidade Federal do Pará. O evento encerrou as atividades do projeto no ano de 2023.
Destinado a pessoas idosas, em especial, aos aposentados (as) e pensionistas da Prefeitura de Belém e Câmara Municipal, o projeto visa contribuir com a preparação de ex-servidores para novos projetos de vida na aposentadoria. “As pessoas idosas têm uma contribuição muito importante na construção de um mundo melhor e mais justo”, enfatiza o professor. Na palestra, Luciano Gomes abordou temas, como envelhecimento e qualidade de vida, novas práticas sociais e ações empreendedoras, como formas de vivenciar a realidade da vida de pessoa idosa. “Foi um tema muito interessante e que, com certeza, muito contribuiu para o nosso crescimento individual. Participei com alegria e satisfação”, destacou a aposentada Graciete Alves.
Para a assistente social Heloisa Pinto, coordenadora do projeto, as programações realizadas ao longo do ano foram proveitosas e interessantes para os aposentados e pensionistas presentes nos encontros. “É uma honra finalizar o projeto dessa maneira, pois conseguimos trazer informações e somar com essas pessoas, numa verdadeira troca, pois tanto eles aprenderam com a gente, como trouxeram a nós conhecimentos das experiências de vida deles”, destacou. Para o ano que vem, ressalta Heloísa, o objetivo é dar continuidade ao projeto, para que mais pessoas idosas possam participar das atividades.
- PROGRAMAÇÃO Iniciado em 2022, o Projeto faz parte das atividades instituídas pela gestão da autarquia previdenciária, para desenvolver ações educativas, como palestras e oficinas, visando contribuir com a qualidade de vida dos (as) segurados (as) da Previdência Municipal. O Projeto, coordenado pela equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial (SPS) do IPMB, conta com parceria da Seção de Atenção à Pessoa Idosa (SAPI) do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Belém (IASB), na cessão do espaço usado nos encontros.