Sessão de cinema marca programação de projeto do IPMB

O processo de envelhecimento, a relação com a família e com novos projetos de vida após a aposentadoria. Esses assuntos foram abordados na programação do Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, nesta quinta-feira (26). Na ocasião, aposentados (as) e pensionistas da Previdência Municipal de Belém assistiram ao filme A Fuga dos Avós que trata a respeito das temáticas. O projeto é realização da Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB).

Lançado em 2019, o filme de origem francesa é uma comédia sobre a vida de um casal de idosos que acaba de se aposentar e deseja se mudar para outro país para viver uma vida nova. Mas, para que esse sonho se torne realidade, os dois precisam superar diversos desafios, em especial, na relação com os familiares. “Foi muito boa a experiência. As pessoas idosas gostaram bastante e se identificaram com os temas. Foi um momento de compartilhar experiências e reflexões sobre o período da aposentadoria”, comentou o psicólogo Ryan Espírito Santo, da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB. As assistentes sociais Heloisa Pinto e Brena Silva estiveram presentes no evento.

A aposentada Graciete Alves elogiou a programação por possibilitar momentos de aprendizado. “Participar de momentos assim é prazeroso para nós, que somos pessoas idosas, e nos ajuda a levantar a autoestima. A gente se sente espiritualmente bem melhor. O filme nos mostra que devemos viver esse novo momento da aposentadoria com alegria e gratidão”, comenta. A sessão de cinema contou com entrega de brindes com pipoca e refrigerantes.

PROGRAMAÇÃO

Iniciado em 2022, o Projeto faz parte das novas atividades instituídas na atual gestão da autarquia municipal, com foco na educação previdenciária, para contribuir com a preparação de ex-servidores para novos projetos de vida na aposentadoria. O objetivo é desenvolver ações educativas, como palestras e oficinas, para contribuir com a qualidade de vida dos (as) segurados (as) da Previdência Municipal. O Projeto, coordenado pela equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial (SPS) do IPMB, conta com parceria da Seção de Atenção à Pessoa Idosa (SAPI) do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Belém (IASB), na cessão do espaço usado nas atividades. Este ano, a programação teve início em 20 de abril e se estenderá até 30 de novembro, com um total de oito encontros.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: