Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Previdência Municipal alerta sobre tentativas de golpes

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) alerta a população em geral, em especial aos aposentados e pensionistas de Belém, sobre tentativas de golpes por meio de ligações telefônicas. A entidade previdenciária tomou conhecimento, recentemente, por meio de segurados previdenciários, de que pessoas que se identificam como “auditores”, estão entrando em contato por telefone, em nome da autarquia, para informar sobre valores referentes a pagamentos retroativos que estariam disponíveis para recebimento e solicitam quantias para liberar o dinheiro.

Para tanto, os criminosos chegam a mencionar numerações de processos falsos. Há casos em que os falsos servidores do IPMB chegaram a mencionar nas ligações dados pessoais na tentativa de convencer as pessoas. Nas mesmas ligações, os golpistas oferecem vantagens financeiras. 

Alerta

O IPMB ressalta que, em hipótese alguma, mantém contatos com segurados previdenciários para oferecer valores financeiros. “Nem para solicitar pagamentos em dinheiro à população em geral em troca de quaisquer serviços que são públicos e gratuitos, ou para garantir pagamentos de proventos previdenciários que são direitos garantidos aos segurados”, ressalta Edna D’Araújo, presidenta do Instituto.

Caso de polícia

A gestora ressalta que, em caso de recebimento desse tipo de mensagem ou ligação, tais práticas criminosas devem ser comunicadas às autoridades policiais, por meio de registro de boletim de ocorrência. Em caso de dúvidas, o Instituto dispõe em seu site do canal Fale Conosco para prestar orientações.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: