Como parte do processo de implantação do Portal da Perícia Médica, servidores públicos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém reuniram-se para alinhamento de atividades visando a utilização da nova ferramenta tecnológica. Na ocasião, a equipe da Coordenadoria de Perícia Médica e Social (CPMS) conheceu as funcionalidades da tecnologia, esclareceu dúvidas e deu sugestões referentes às rotinas das atividades desempenhadas no setor. A reunião teve à frente o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação do IPMB, Dhony Vale, e contou com servidores que atuam na Perícia Médica e Seção de Acompanhamento Psicossocial, além da chefa da Procuradoria Jurídica (Projur), Valeria Fidéllis.
O objetivo da implantação da nova ferramenta tecnológica é modernizar os serviços prestados pela autarquia municipal aos/as segurados/as (servidores concursados da ativa, aposentados e pensionistas) do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O Portal da Perícia Médica é um sistema digital acessado pela Internet para possibilitar a gestão dos atendimentos de perícia médica e social com mais agilidade.
Dessa forma, os médicos peritos, assistentes sociais e psicólogos do IPMB responsáveis pelo acompanhamento dos segurados durante o tempo de atendimento dos mesmos, para avaliação de capacidade física e mental para o trabalho. Os profissionais atuam na constatação da incapacidade temporária ou definitiva (aposentadoria) para exercício das atividades laborais de servidores públicos, mediante avaliação psicológica e social, e emissão de relatórios que subsidiam avaliações periciais e decisões da Procuradoria Jurídica do Instituto.
MODERNIZAÇÃO A perícia médica é responsável também por indicar a readaptação funcional e pela emissão de Licença-Saúde e/ou Parecer Técnico para reversão e reintegração de servidor público ao trabalho. A nova ferramenta conta com a digitalização de documentos fornecidos pelos servidores municipais para fins de Perícia Médica, por meio de equipamento de scanner. Os arquivos agora passam a ser inseridos no sistema para a emissão de laudos, fichas de acompanhamento, atestados psicológicos, de modo digital. Todos os documentos são assinados eletronicamente pelos assistentes sociais, psicólogos e médicos peritos.