Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prevenção de quedas é tema de palestra para aposentados e pensionistas

A prevenção de quedas de pessoas idosas foi o tema da palestra realizada, na tarde desta quinta-feira (04), durante programação do Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, organizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). Na ocasião, aposentados/as, pensionistas e servidores próximos de ingressar na aposentadoria receberam orientações da terapeuta ocupacional Viviany Gurjão, especialista em Saúde da Pessoa Idosa e mestranda em Saúde na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

O objetivo do Projeto é desenvolver ações educativas para contribuir com a qualidade de vida e a criação de novos projetos de vida aos/as segurados/as da Previdência Municipal de Belém. A palestrante enfatizou as causas que podem ocasionar quedas de pessoas idosas e os cuidados que devem tomar para preveni-las. “A queda é um fator que vai depender de vários elementos. É importante a gente destacar que, apesar de que qualquer pessoa pode cair, mas o idoso está mais susceptível a isso”, enfatizou. Segundo ela, a pessoa idosa precisa estar atenta para a disposição dos móveis em casa e tomar medidas como realizar atividades físicas, ter alimentação saudável e manter as consultas médicas em dias.

Este ano, o Projeto, coordenado pela Seção de Acompanhamento Psicossocial (SPS) do IPMB, conta com parceria da Seção de Atenção à Pessoa Idosa (SAPI) do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Belém (IASB), na cessão do espaço usado nas atividades. Para a aposentada Ana dos Santos Corrêa, 75 anos, a iniciativa do IPMB é válida. “Minha expectativa é aprender mais e levar os conhecimentos para a vida”, comentou. As assistentes sociais Gisele Batalha e Heloisa Pinto, e o psicólogo Ryan Espírito Santo, do IPMB, estiveram na organização da programação.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: